Do Blog Orizona em Foco - Clique para acessar o Blog
Durante ato realizado no gabinete do Prefeito de Orizona, Felipe Antônio Dias, nesta quarta-feira, 22/03, foi assinado termo em que transfere a gestão do hospital de Orizona para a Secretaria Municipal de Saúde. Além da presença do secretário de Saúde Hernane Rodrigues, estiveram presentes os sócios da empresa Hospital e Maternidade São Pio X Ltda, que administraram o hospital nas últimas décadas, vereadores, servidores e o vice-prefeito Rui de Castro. A iniciativa de mudança na gestão partiu das dificuldades da atual empresa em manter o centro médico.
Partindo daí, a Administração mobilizou serviços de assessoria e buscou junto a Câmara Municipal a discussão e aprovação das leis necessárias para garantir que tudo acontecesse dentro da legalidade. Em 30 de setembro de 2022, por exemplo, foi sancionada a lei municipal nº 1.295/2022, que dispunha pela compra ou outro processo de aquisição, dentro da legalidade, além de criar os cargos necessários. A lei 1.301/2023, de 09 de fevereiro de 2023 "dispõe sobre a descentralização das ações e serviços de saúde no Município de Orizona, com a criação de entidade autárquica hospitalar de regime especial e dá outras providencia", ou seja, uma empresa pública encarregada de administrar o hospital.
"A partir de hoje Orizona conta com o Hospital Municipal para atender toda comunidade orizonense. Objeto de um projeto audacioso do prefeito Felipe Dias, adquirido com recursos próprios do município, o Hospital e Maternidade particular São Pio X, que há anos vem atendendo Orizona, passa agora a ser do povo de Orizona.
De ante mão agradecemos aos médicos, antigos proprietários, que com grande maestria geriram até aqui o Hospital, prestando serviços de extrema relevância e qualidade aos orizonenses. Imbuídos num só proposito, de proporcionar uma saúde cada vez mais de qualidade e próxima das pessoas, daremos seguimento no projeto de uma Saúde Pública 24 horas, do povo, para o povo".
A Prefeitura de Orizona assume a gestão, mas não torna proprietária do hospital, uma vez que o prédio e alguns equipamentos pertencem ao Centro Social Rural de Orizona, associação gestora da Escola Família Agrícola de Orizona (EFAORI).
FONTE/CRÉDITOS: Orizona em Foco
O texto acima expressa a visão de quem o escreveu. não necessariamente a da nossa emissora.
Comentários: